Estudos Benchmarking
São estudos que consistem na pesquisa das melhores práticas utilizadas nos diferentes processos de negócio e funções empresariais, em especial naquelas cujo impacto no desempenho, permita garantir e sustentar vantagens competitivas. No benchmarking a avaliação e a comparação não representam um fim em si, mas um meio para apoiar o processo de melhoria.
A procura de melhores práticas implica uma análise cuidada dos processos, das metodologias de trabalho e das diferentes estruturas organizacionais. A análise de resultados, a definição de recomendações e a sua implementação constituem para a empresa uma forma de aprendizagem e de crescimento no seu sector de actividade. Desta forma os estudos de benchmarking permitem conhecer os níveis de excelência e os elementos-chave que criam valor nas empresas altamente competitivas e de vanguarda.
Como fazemos? Através de:
- Mystery Shopping.
- Inquéritos Estruturados.
- Entrevistas personalizadas ou por telemarketing.
- Painel consumidores.
- Tratamento dados:
- Dados Quantitativos – tratamento e análise estatística em SPSS.
- Dados Qualitativos – análise de conteúdo.
Mais valias:
Relatório Global e conclusivo que permite:
- Comparar o desempenho da organização e produtos/serviços com os concorrentes.
- Identificar as melhores práticas comerciais da concorrência.
- Determinar condições, politica de preços e promoções nos concorrentes
- Identificar processos de comunicação dos seus concorrentes e o seu impacto.