Estudos de Consumidor
Estudos de Satisfação
São estudos que permitem acompanhar o desempenho no mercado de uma determinada marca, empresa, produto ou serviço. A satisfação dos clientes é a principal prioridade das empresas comprometidas com a qualidade dos seus produtos ou serviços, porque os dados recolhidos são fortes indicadores da futura rentabilidade do negócio e servirão de referência para projectos de crescimento da empresa.Os estudos de satisfação do consumidor podem incidir sobre os comportamentos/diligências centradas na sua aquisição ou compra (etapa pré-compra), ou sobre o consumo de um produto (etapa pós-compra), seja um bem, um serviço ou uma ideia, e ainda, sobre o acto de compra em si. Assim, os atributos de qualidade, as expectativas dos consumidores e a avaliação que fazem da importância e do desempenho desses atributos, devem ser avaliados e analisados em todos os processos e etapas. Desta forma conceitos como Intenção de Compra, Lealdade, Intenção de Fidelização e a Recomendação (NPS - Net Promotor Score), que os nossos clientes fazem dos nossos produtos, serviços marcas ou ideias, ganham pertinência e são estratégicos. Desta forma a satisfação do consumidor pode ser monitorizada em diferentes níveis: individual, do segmento, do conjunto dos clientes da empresa e do sector de actividade. É por isso habitual cruzarem-se muitas vezes o grau de satisfação dos clientes com o grau de recomendação que os mesmos fazem, ou ainda analisando os diversos resultados por região, tipo de Loja ou segmento, por exemplo.
Como fazemos? Através de:
- Inquéritos estruturados.
- Entrevistas personalizadas ou por telemarketing.
- Painel Consumidores.
- Tratamento dados:
- Dados Quantitativos – tratamento e análise estatística em SPSS.
- Dados Qualitativos – análise de conteúdo.
Mais valias:
Relatório Global e conclusivo que permite:
- Avaliar o grau de satisfação.
- Avaliar o grau de recomendação (NPS – Net Promotion Score).
- Identificar os factores determinantes da Satisfação e da Lealdade dos clientes.
- Determinar áreas de actuação em função da Satisfação e Lealdade dos clientes.
- Analisar as expectativas, os hábitos, as atitudes e opiniões dos clientes.
Estudos de Nomes e Marcas
São estudos que permitem a criação da marca e/ou nome do produto ou serviço. O nome/marca exerce duas funções muito importantes: permite identificar o produto ou serviço e comunica uma ou mais mensagens.
É o nome/marca que condensa e exprime todos os valores do produto ou serviço. O nome/marca designa efectivamente o produto/serviço e é vulgarmente nomeado pelo consumidor. Por tudo isto se conclui que a criação de nome/marca não é tarefa fácil.
Como fazemos? Através de:
- Pesquisa.
- Inquéritos estruturados.
- Entrevistas personalizadas individuais ou por telemarketing.
- Focus Group; Brainstorming;
- Tratamento dados:
- Dados Quantitativos – tratamento e análise estatística em SPSS.
- Dados Qualitativos – análise de conteúdo.
Mais valias:
Relatório Global e conclusivo que permite:
- Produção lista de nomes.
- Selecção de nomes possíveis.
- Pesquisa de nomes já utilizados.
- Teste nomes seleccionados.