Estudos de Notoriedade e Imagem
Estudos de Notoriedade
São estudos que permitem perceber os níveis de notoriedade (espontânea e assistida), de uma determinada marca, empresa, produto ou serviço. Pelas suas características e pertinência é aconselhável realizar medições regulares do grau de notoriedade, permitindo desta forma monitorizar a sua evolução e adequar a comunicação.
Como fazemos? Através de:
- Inquéritos estruturados.
- Entrevistas personalizadas e individuais.
- Tratamento dados:
- Dados Quantitativos – tratamento e análise estatística em SPSS.
- Dados Qualitativos – análise de conteúdo.
Mais valias:
Relatório Global e conclusivo que permite:
- Monitorizar o grau de notoriedade.
- Optimizar as “mensagens” transmitidas.
Estudos de Imagem
São estudos que permitem identificar os atributos de imagem que caracterizam uma marca, um produto, uma empresa, uma ideia ou um serviço e desta forma também caracterizar o mercado (e a concorrência) em termos dos principais factores ou dimensões de imagem e de posicionamento.
Como fazemos? Através de:
- Inquéritos estruturados.
- Entrevistas personalizadas e individuais.
- Tratamento dados:
- Dados Quantitativos – tratamento e análise estatística em SPSS.
- Dados Qualitativos – análise de conteúdo.
Mais valias:
Relatório Global e conclusivo que permite:
- Monitorizar o desempenho e o posicionamento relativamente à concorrência.
- Perceber os atributos de imagem que caracterizam a marca, produto ou serviço.
- Conhecer as opiniões, as atitudes, as motivações e expectativas do seu target.
Estudos de Segmentação
São estudos que permitem identificar e categorizar grupos de consumidores com características comuns.
SEGMENTAÇÃO DE CLIENTES - São estudos que permitem adequar uma marca, produto, ou serviço a grupos específicos de consumidores.
Como fazemos? Através de:
- Inquéritos Estruturados.
- Entrevistas Individuais aprofundadas.
- Focus Group.
- Painel de Consumidores.
- Análise da base de dados do cliente.
- Tratamento dados:
- Dados Quantitativos – tratamento e análise estatística em SPSS.
- Dados Qualitativos – análise de conteúdo.
Mais valias:
Relatório Global e conclusivo que permite:
- Identificar novos segmentos de clientes com base em necessidades, atitudes ou estruturas de preferência.
- Avaliar as diferenças de comportamentos entre segmentos de clientes.
- Analisar os seus clientes por segmentos relevantes.
- Identificar segmentos com maior impacto de fidelização de clientes
SEGMENTAÇÃO DE MARCAS – O conceito de marca é dinâmico e evolui em função dos mercados. Este tipo de estudos permitem, também, adequar uma marca a segmentos específicos do mercado (Nichos de mercado).
Como fazemos? Através de:
- Inquéritos estruturados.
- Entrevistas Individuais aprofundadas.
- Focus Group.
- Painel de consumidores.
- Análise da base de dados do cliente.
- Tratamento dados:
- Dados Quantitativos – tratamento e análise estatística em SPSS.
- Dados Qualitativos – análise de conteúdo.
Mais valias:
Relatório Global e conclusivo que permite:
- Identificar novos nichos de mercado com base em necessidades, atitudes ou estruturas de preferência.
- Avaliar as diferenças de comportamentos entre marcas.
- Analisar as suas marcas por segmentos relevantes.
- Identificar nichos de mercado com maior impacto de fidelização de clientes